10 filmes para prestigiar o Cinema Nacional


Hoje, dia 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Num país rico em cultura e diversidade como o Brasil, o cinema não poderia ser diferente, certo? Comédia, Drama, Ficção, Ação... são vários os gêneros que compõem o Cinema Nacional. E para homenagear essa data tão importante, que celebra um meio de formação cultural e de entretenimento, listei alguns dos filmes que mais me marcaram.

Para melhor experiência, coloque no Modo Desktop.

1. O auto da Compadecida

Chicó e João Grilo | Imagem: Jornal do Comércio

O filme brasileiro dirigido por Guel Arraes, baseado na peça teatral de Ariano Suassuna, é o de maior bilheteria de 2000. Filmado em Cabaceiras (PB), região conhecida como a Roliúde Nordestina, obteve larga recepção de público e crítica conquistando prêmios das principais categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ou Grande Otelo.

João Grilo e Chicó, dois homens que vivem próximo a Taperoá e passam a trabalhar em uma padaria, onde o dono paga mal e sua esposa tem uma cadela mais querida que os humanos. Com uma narrativa bem-humorada, diálogos bem construídos e imagens marcantes, O auto da Compadecida é um filme que conquista muitos até hoje.

2. A Vida Invisível

Guida e Eurídice | Imagem: AdoroCinema

Nos anos 50, Eurídice almeja ser uma grande pianista e Guida quer viver uma grande história de amor. Porém, as circunstâncias da vida separam as duas irmãs ainda na adolescência mas mesmo lutando para conquistar seus destinos, elas tentam se reencontrar.

Com imagens que se sobressaem ao propor simbolicamente a afetuosidade entre as irmãs, o filme de Karim Aïnouz, baseado no livro de Martha Batalha, ganhou o prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes em 2019 e foi o escolhido para representar o Brasil na 92ª edição do Oscar na então categoria de Melhor Filme Estrangeiro (atual Melhor Filme Internacional). 

3. Que Horas Ela volta?

Val e Fabinho | Imagem: AdoroCinema

Val é uma pernambucana que trabalha em São Paulo a muitos anos como empregada doméstica em busca de melhores condições de vida para sua filha Jéssica, que vai à cidade fazer vestibular e fica na mesma casa que a mãe trabalha.

Anna Muylaert dirige e roteiriza essa história que estreou em 2015, no Sundance Film Festival e passou primeiro em cinemas europeus antes de chegar ao Brasil. O filme foi escolhido para representar o país na 88ª edição do Oscar, além de ter sido eleito o melhor filme do ano na lista da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Uma história com sensibilidade e que proporciona identificação com muito da realidade brasileira.


4. O Palhaço


Benjamin e Valdemar, seu pai, são Pangaré e Puro Sangue, dois palhaços de circo divertidíssimos. Porém, Benjamin decide não mais trabalhar no circo e viver outras aventuras.

O segundo trabalho de direção de Selton Mello, em que ele também roteiriza e encena, foi um dos escolhidos para participar da 85ª edição do Oscar. Além disso, foi eleito como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela ABRACCINE. Com uma fotografia esplêndida, uma história que transcende poesia ao falar do relacionamento entre pai e filho, O Palhaço com certeza é um filme que recomendo que você tenha na sua lista.

5. O ano em que meus pais saíram de férias

Mauro e sua mãe Bia | Imagem: Gullane

Em 1970, período em que a Ditadura Militar era vigente no Brasil e a seleção foi campeã da Copa do Mundo, Mauro, um menino de doze anos que ama jogar futebol de botão, é deixado pelos pais inesperadamente com o avô.

Com uma riqueza histórica mostrada pelo olhar de uma criança, dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por grandes nomes como Adriana Falcão, Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert, o filme que teve uma ótima recepção da crítica e do público, conquistou diversos prêmios e vale a pena ser visto por sua tamanha ternura.

6. Benzinho

Irene e sua família | Imagem: AdoroCinema

Irene, uma dona de casa que está terminando os estudos, sofre com a oportunidade que seu filho mais velho Fernando recebe de jogar handebol na Alemanha. 

Dirigido e roteirizado por Gustavo Pizzi, Benzinho foi exibido no Festival de Sundance e conta com a participação de Karina Teles, que é protagonista e também ex-esposa do diretor. Um filme que é muito marcado pelo afeto familiar, principalmente, a relação de mãe e filho.

7. Ai que vida!

Bastidores do filme | Imagem: Revista Revestres

O filme de Cícero Filho trata de questões políticas que envolvem corrupção e também traz um romance afetuoso entre uma dançarina comprometida e um rapaz que cumpre pena em uma instituição filantrópica por ter roubado um objeto num mercado.

Com baixo orçamento, elenco e equipe técnica composto por pessoas das comunidades onde foi filmado (cidades de Maranhão, Piauí e São Paulo), Ai que vida! conquistou o público, principalmente das regiões Norte e Nordeste, por misturar drama e comédia de forma irreverente e transmitir identificação com as questões locais.

8. Cidade de Deus

Cidade de Deus filme - Trailer, sinopse e horários - Guia da Semana
Cena do filme Cidade de Deus | Imagem: Guia da Semana

Numa favela do Rio, por volta dos anos 70, um jovem relata como se deu a construção do crime organizado no local e como este se desenvolveu. Buscapé, que quer se tornar fotógrafo/fotojornalista, desempenha um papel de narrador muito promissor. Enquanto Zé Pequeno, com mais ou menos a mesma idade é um dos maiores chefes do tráfico na comunidade.

O filme dirigido por Fernando Meirelles e roteirizado por Bráulio Mantovani, é uma adaptação do livro de Paulo Lins e obteve 4 indicações ao Oscar em 2004 nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. 

9. Central do Brasil


Este é um filme que não poderia faltar nessa lista, né? Um grande marco do Cinema Nacional que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro que por pouco não ganhou. 

A história mostra Dora, uma ex-professora que escreve cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, mas não as envia. Após um menino perder a mãe em um acidente, ela resolve ajudá-lo a encontrar seu pai, numa viagem ao Nordeste.

10. Antes que eu me esqueça

Bastidores | Imagem: AdoroCinema

Com uma ótima direção de Tiago Arakilian e um roteiro brilhante de Luisa Parnes, Antes que eu me esqueça conta a história de Polidoro, um juiz aposentado que decide investir em uma boate de strip-tease, o que abala a relação com sua filha Beatriz, que resolve interditá-lo. Porém, seu outro filho, Paulo, opta por não se envolver na decisão pois não tem contato com o pai até que, de uma maneira incomum, os dois são obrigados a se aproximar.

Obs: verifique a classificação indicativa dos filmes.

Esses são apenas alguns dos filmes brasileiros que recomendo colocar na sua lista. Espero poder fazer mais listas como essa para enaltecer cada vez mais a vastidão do nosso cinema. Prestigie o Cinema Brasileiro, viva a nossa cultura!

Já assistiu algum filme da lista? Que outro filme você recomenda?

Acompanhe os demais conteúdos do blog seguindo nas redes:

0 Comentários