Não somos daqui - Tudo é temporário

1 | Imagem: Pinterest

Devido a esse período de pandemia, muitas têm sido as nossas inquietações. Os acontecimentos dos últimos dias têm colocado à prova tudo aquilo que tínhamos por concreto e muitas são as preocupações quanto ao futuro.  

Muitos não sabem mais em que se apoiar. Mas eu, sendo cristã, sinto que devo expressar certas coisas que tenho pensado nestes dias e afirmo, com base no que creio, que não fomos feitos para este mundo, mas para viver a vida eterna no lugar celestial. Estamos aqui de passagem e, por isso, apesar das aflições desta vida, devemos seguir em frente e em Deus confiar.

Salve a playlist "Peregrinos" no Spotify e inspire-se no tema.
PEREGRINO:
1. Que ou o que anda em peregrinação ou em viagem a um lugar santo ou de devoção. = PEREGRINANTE, ROMEIRO
2. Que ou o que faz longas viagens. = VIAJANTE
3. Que ou o que não é nativo. = ESTRANGEIRO ≠ AUTÓCTONE

O que a experiência de perda me ensinou

A perda de entes queridos há meses atrás me abalou muito. Não que eu tenha entrado em desespero, mas questionei por diversas vezes “o que é estar vivo?” e "como, de um instante para o outro, a vida pode se apagar de nossos corpos restando apenas a lembrança?". 

A experiência de perda me fez ter mais convicção de que esta vida é passageira e me fez entender porque a Bíblia diz para  “considerar motivo de grande alegria o fato de passar por diversas provações” (Tiago 1:2).

Porque são as dificuldades que provam a nossa fé e produzem em nós a perseverança (Tiago 1:3). E, posterior a isso, teremos a experiência que nos torna maduros e íntegros (Tiago 1:4) e nos leva à esperança (Romanos 5: 3-4).

Percebi, a partir da experiência, que a confiança real não deve estar apoiada em meras coisas ou situações que esta vida pode proporcionar mas em Cristo, pois elas irão passar. E o que vai restar?

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. - Tiago 1:12

Penso desse modo também relacionado às questões de readaptação por quais temos passado em dias de crise.

Ele já havia nos advertido...

Sei que muitos estão aflitos devido ao momento delicado ao qual estamos vivendo. Dói ver notícias alarmantes mostrarem tristeza em todo o momento, como famílias perdendo seus entes queridos e não podendo sequer se aproximar dos caixões para se despedir (por conta de suspeitas de coronavírus).

Mas todo esse sofrimento já havia sido advertido por Cristo em João 16:33:
 “...para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Apesar de tudo o que passamos aqui, devemos nos alegrar, elevar nossos olhos e renovar nossa esperança. É Nele que devemos nos apoiar e acreditar que por meio Dele venceremos também. Esse é o nosso alívio e consolo.

Em outras palavras... minha esperança não deve estar em coisas deste mundo, pois são transitórias, mas devo vislumbrar as coisas celestiais e firmar minha confiança na palavra de Deus entendendo que tudo passa e o Tempo ensina.

Somos peregrinos

No mesmo período que passei pela experiência de perda, assisti a um vídeo do Rev. Augustus Nicodemus em que dizia sobre passarmos por sofrimentos nesta vida.

Ele afirma que "o sofrimento serve para nos lembrar de que aqui não é o nosso lar" e que nós somos peregrinos neste mundo caminhando rumo aos lugares celestiais.

2 | Imagem: Pinterest

E de fato, devemos encarar a nossa vida aqui na terra como uma passagem e não como um vínculo eterno. É inútil tentar (por mais que façamos muito isso) se apegar às coisas materiais e temporárias desta vida. Pois não pertencemos a este lugar.

Meu desejo a você não é convencê-lo daquilo que creio, mas um convite à auto reflexão pensando nestes dias tão delicados, nesta data, em que pessoas em toda a terra se preparam para a comemoração da Páscoa - passagem das trevas para a luz daqueles que são salvos, por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo - e entendendo que eu e você somos peregrinos aqui.

Como, então, você tem levado a vida? Em quê tem se apegado?


2 Comentários

Obs: Todos os comentários são enviados para moderação.