O livro, a leitura e a literatura nos dias atuais


Hoje, dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Aqui no Brasil, neste mesmo mês, foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). E pensando nessas datas que remontam à tamanha importância da literatura, resolvi explanar sobre este meio tão valioso e excepcional nos dias atuais: o livro. Convidei ¹Adelaide Paula, ²Amanda Leal e ³Kelly Vyanna, que são escritoras, para tecerem *comentários que tangem à importância da leitura e fiz uma conexão entre eles.

As origens

Dia Nacional do Livro Infantil

A data do Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhida por ser a mesma em que nasceu Monteiro Lobato, um dos mais notórios escritores brasileiros conhecido por suas obras infantis, das quais se destacam: Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939). Livros que trouxeram personagens encantadores e marcantes na cultura popular brasileira como Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Cuca, entre outros.

O dia 18 de abril é uma data importante por lembrar do valor que a leitura precoce pode proporcionar ao desenvolver capacidades, como afirma Amanda Leal: “quando crianças estão lendo, as mesmas são capazes de sentir na própria pele, sensações que até mesmo antes seriam desconhecidas, e navegar seus pensamentos para o despertar de novos conhecimentos, experiências e alterações em seu modo de viver”.

Dia Mundial do Livro

Em 23 de abril de 1955, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu o Dia Mundial do Livro. Data que já fazia parte da tradição catalã pois, é quando comemora-se o dia de São Jorge, no qual se tem o costume de trocar flores por livros.

O dia também é reconhecido por datar a morte de escritores importantes na história como William Shakespeare (Hamlet), Miguel de Cervantes (Dom Quixote) e Inca Garcilaso de la Vega (Comentários Reais dos Incas).

A data é relevante por promover a conscientização da leitura e da literatura que, conforme Adelaide Paula, “deveria estar entre as prioridades de todo ser humano dotado de uma mínima curiosidade”.

A importância atemporal do livro e da literatura 


É inquestionável a visível importância da literatura pois, como afirma Kelly Vyanna, ela é “reveladora do espírito humano, presente nas formas oral ou escrita e acompanha a experiência humana em diferentes tempos e contextos. Ela propicia o amadurecimento e isso beneficia adultos e crianças”.

Afinal, o que é um livro? Para Adelaide, “é como amigo que ouve você em silêncio, quando ele mesmo tem tanto a dizer. Ou, aquele velho conselheiro, que não se cansa de ensinar mesmo quando muitos têm pouca disposição para aprender”.

Quando penso em quando comecei a ter amor pela leitura, me lembro de um dos primeiros livros que li: “A Bolsa Amarela” de Lygia Bojunga. E me impressiona como cada vez que o releio tenho novas percepções da história. É como se o conteúdo de um livro nunca deixasse de ensinar, nem se torna datado e proporciona uma experiência nova a cada leitura.


O livro de Lygia Bojunga, que foi traduzido em diversos idiomas, fala sobre uma menina com três vontades imensas: de ser gente grande, de ter nascido menino e de se tornar escritora. O modo como a história é contada encanta pela leveza em que trata de questões difíceis como aceitação, empatia, conflito familiar e social. Todas essas muito atuais, não acha?

Tendo em vista este período de pandemia, concordo com Adelaide ao dizer que “a Literatura é o oxigênio com o qual respiro melhor nesse confinamento involuntário”.

Para Amanda Leal, “a literatura é a comunicação cultural de uma sociedade e remete à arte da palavra”. 

“O artista, quando escreve, transmite suas ideias, sentimentos e emoções para o leitor de forma que causa impacto marcante na mente de quem os recebe” (Amanda Leal)

A leitura em tempos de tecnologia


Porém, a tecnologia… sempre ela! Aliada ou vilã? Para muitos, a desmedida quantidade de informação que temos à palma da mão faz pensar que o ato de ler seja algo “defasado”, ainda mais com a ascensão dos vídeos que sobressaltam o olhar. Porém, isto é um pensamento equivocado considerando que os livros são a base de qualquer atividade, por mais prática que possa ser. Não é verdade que qualquer ação se torna mais simples ao ler um manual?

A tecnologia se torna aliada da leitura por viabilizar diferentes modos em blogs, aplicativos, portais, revistas e livros digitais. Como se expressa Kelly Vyanna, ela “acaba fazendo com que as pessoas leiam mais, porém, não [somente] a leitura de livros literários”.

“Os grupos de leitura e os encontros virtuais para falar sobre os livros; as fanfics, as plataformas e apps, têm sido um grande incentivo à leitura e à troca de experiências com a Literatura”. (Kelly Vyanna)

Como se vê, a mídia digital tem ampliado os modos de ligação das pessoas com os livros. Além das versões físicas, tem-se à disposição os e-books que, conforme Amanda Leal, além de facilitarem o processo de leitura, “estimulam ainda mais os sentidos, pois junto às palavras, possuem imagens, alguns, até possuem áudios, que são recursos que ampliam o conhecimento por meio do trabalho sensorial”.

De acordo com Adelaide Paula, em tempos de minimalismo e ecologia, muito se discute sobre o espaço que os livros impressos ocupam e na forma como são produzidos.

“Os gadgets de papel eletrônico, também chamados de e-ink em Inglês, já oferecem uma leitura sem riscos para a visão, além de serem altamente eficientes no que diz respeito a uso de baterias e eletricidade.” (Adelaide Paula)

A leitura e seus benefícios

Mas em quê a leitura beneficia? Que valor pode proporcionar? Veja três ótimos motivos para ler:

1. Comunicação

“A experiência com a leitura é particular, mas qualquer pessoa se beneficia dessa troca de experiências que ela proporciona, quando leva à reflexão e ao envolvimento interpessoal.” (Kelly Vyanna)

2. Criação de significado

“Ajuda a fazer reflexões e conexões quanto às informações previamente recebidas, experiências pessoais até que se crie seu próprio conhecimento.”(Amanda Leal)

3. Molda a personalidade

“Histórias, ajudam a dar forma às nossas vidas, e às vezes ajudam a definir uma pessoa. Estudos afirmam que um romance pode, de certa forma, transportar o leitor ao corpo do protagonista, podendo fazer alterações até mesmo biológicas.”  (Amanda Leal)

Como, então, criar o hábito de ler?

Se você ainda se sente atrofiado quanto à leitura, seguem-se as dicas:
  • Comece lendo sobre algum assunto que você goste. Desde um gênero literário até uma área que te desperte a atenção;
  • Busque leituras sobre causas que apoia, crenças que tem, conhecimentos ou categorias de seu interesse;
  • Inicie um projeto. Desafie-se a ler uma quantidade de livros por mês;
  • Participe de um clube de leitura ou forme um. São ótimos para discutir sobre temáticas literárias e ampliar conhecimento sobre o que você lê.

Considerações finais…


Dito isso, o que me resta é dizer a você, meu caro leitor, leia mais! Busque ampliar sua visão de mundo ao ler conteúdos de enriqueçam a mente. Não há o que questionar. Há muitas opções físicas e digitais. Afinal de contas, nesses oceanos da internet que oferecem tanta informação, não há como se limitar a dizer que não tem o que ler. Taí, basta procurar! 

*Veja a versão completa dos comentários no feed do Instagram: @mmdesegundo

Com comentários de:
  • ¹Adelaide Paula - Mestre em Teoria Literária pela UNB; escritora de livros infanto juvenis, com um perfil literário no Instagram (@adelaidepaulaescritora) em que divulga resenhas, dicas e inspirações de livros.
  • ²Amanda Leal - Neuropsicopedagoga, pós-graduada na UNIFAN (Goiânia) em Neuroaprendizagem; concursada pela prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, atuando na área inclusiva – AEE desde 2015; idealizadora da Neuroinfoco, rede de treinamento e desenvolvimento pessoal, e escritora de diversos livros. 
  • ³Kelly Vyanna - Professora de Artes pela SEEDF, itinerante do Ensino Especial em Altas Habilidades/Superdotação; doutora em Literatura e Práticas Sociais pela UNB e autora ficcionista com vídeos publicados no YouTube.
Gostou do formato do conteúdo? Me conte! Siga o blog nas redes e não deixe de acompanhar as próximas publicações!

2 Comentários

Obs: Todos os comentários são enviados para moderação.