Resenha #1: Aventuras com a Bíblia no Brasil


Há pouco tempo li o livro “Aventuras com a Bíblia no Brasil” do autor Frederick Charles Glass. Por se tratar de parte da história de origem da denominação cristã a qual frequento atualmente, tive curiosidade em saber como essa história estaria sendo contada no livro. Ao final da leitura, tive algumas percepções que resolvi trazer para esta publicação.

Quem é Frederick Charles Glass?



Frederick, Frederico ou Frederic C. Glass foi um inglês que se graduou em Engenharia Química em Londres. Recém formado, veio ao Brasil por volta de 1897 para trabalhar na Companhia de Estrada de Ferro no estado do Espírito Santo. Aqui, se aproximou do missionário canadense Reginaldo Young, se tornou um colportor  e em 1901, fundaram a primeira Igreja Cristã Evangélica do Brasil (ICE Paulistana). Um ano mais tarde, em 1902, foi fundada a Igreja Cristã Evangélica de Catalão.

Um colportor é alguém que realiza a colportagem que, no sentido original, significa “vendedor ambulante ou mascate”.  Pode ser entendido também como distribuidor de panfletos, livros ou publicações voltadas ao meio religioso sendo visto, muitas vezes, como trabalho missionário, pois os colportores têm a intenção maior de difundir o evangelho.

Foram os missionários colportores que fundaram as primeiras Igrejas Cristãs Evangélicas no Brasil e é a partir da colportagem que Glass inicia seu ministério viajando pelo país e se tornando um dos principais nomes citados entre as igrejas protestantes brasileiras.

Do que se trata o livro?

No livro, que foi publicado pela primeira vez em Glasgow (Escócia) em 1923 e que passou cerca de trinta anos até ter uma primeira versão brasileira, pela Livraria Evangélica Ltda, Frederick conta em forma de leves histórias o trabalho evangelístico que realizou nas regiões interioranas do Brasil narrando de maneira bem-humorada tanto situações árduas quanto as mais divertidas.

Aventuras com a Bíblia no Brasil (2018) da Editora Cristã Evangélica relata, de modo claro e bem pontuado em breves capítulos, algumas das experiências evangelísticas do autor e de seus companheiros. Descreve cuidadosamente onde se passam as histórias desde o embarque do autor ao Brasil em 1892, passando por seu processo de conversão e suas aventuras que têm início em Ouro Preto, Minas Gerais, devido à colportagem.

Dentre as histórias estão: um prisioneiro que foi convertido após fugir da cadeia, encontros com tribos indígenas, a conversão de padres, a comoção de pessoas humildes frente às boas novas, além de indivíduos tidos como “sem solução” que se inclinaram perante o evangelho.

Além disso, as dificuldades da colportagem são narradas como verdadeiras aventuras. Pois, os colportores enfrentavam sol, chuva, estradas de terra,  travessias de rios, ataques de animais, além de perseguições e de serem tachados e humilhados injustamente.


“Os homens, enfurecidos, tentaram pular por cima do baleio.” (pág. 183)

Além disso, a diagramação do livro chega a encantar com ilustrações condizentes que dão vivacidade às histórias e disposição agradável do texto que mescla poesias com a prosa.

“As trevas me encobrem, ó Deus de amor,
Erguer-me é preciso e não ouso voar,
Pois, mesmo egoísta sendo e pecador,
Estou por liberdade a luz a suspirar! (...)
Não como os homens podem demonstrar,
Nem qual meu desejo, pouco conciso,
Mas, confiante, aguardo até chegar
A hora em que me darás o que preciso!” (pág. 191)

A narração em primeira pessoa aproxima o leitor das experiências do autor e faz com que o conteúdo do livro, misterioso a princípio, se torne simples e palpável conforme o proceder da leitura. Glass mostra afetuosamente sua visão sobre as pessoas de quem se aproximou durante sua jornada e observa respeitosamente os aspectos culturais e costumes locais.

Para quem indico?

Recomendo esse livro, principalmente, aos cristãos pertencentes às igrejas da denominação protestante “Igreja Cristã Evangélica do Brasil”, àqueles que querem saber como se deram os primeiros passos rumo à expansão da fé reformada no país e aos que se interessam por compreender, de maneira leve e descontraída, como ocorreu a evangelização de muitos brasileiros. 

Embarque já nessas Aventuras com a Bíblia no Brasil e conheça o trabalho dos missionários colportores!

Livro: Aventuras com a Bíblia no Brasil
Título Original: Adventures with the Bible in Brazil
Autor: Frederick Charles Glass
Tradução: Nithinia Willis
Ilustrações: Henderson Fondelo
Editora: Cristã Evangélica
Ano: 2018
Local: São Paulo

Demais fontes:

Siga o blog nas redes e não deixe de acompanhar as próximas publicações!





0 Comentários